Bordado de Guimarães
Renovar a Tradição

O livro Bordado de Guimarães. Renovar a Tradição constitui a publicação dos resultados da investigação levada a cabo no âmbito do processo de certificação do Bordado de Guimarães, co-financiado pelo Programa Operacional da Região Norte.



(clique para visualizar)

No seu desenvolvimento, foram recolhidas, junto de entidades e particulares, duzentas e sessenta e seis peças que passaram pela inventariação e inserção numa base de dados informática. Deste conjunto, foram seleccionadas sessenta e três peças para integrarem o catálogo, cuja escolha «assentou apenas numa necessidade de seleccionar tão-só as peças que melhor explicam a evolução do Bordado de Guimarães e não no desprimor nem na falta de qualidade das peças que não foram eleitas» (p.65).

Através dos dois primeiros capítulos podemos tomar conhecimento do enquadramento histórico do Bordado de Guimarães e dos seus contextos geográfico e social, com os sequentes estados de transformação pelos quais se definiu. Assim, no capítulo “Bordado de Guimarães. Passado recente com futuro auspicioso”, desenvolvido por Isabel Maria Fernandes, apercebemo-nos dos factores de influência e consequente mudança do Bordado de Guimarães ao longo do tempo. Através do artigo “Bordado de Guimarães. Da tradição à inovação”, da autoria de Maria José Queirós Meireles, podemos integrar as características tipológicas do Bordado de Guimarães em quatro fases cronológicas, conhecendo, deste modo, as suas raízes históricas e como se perpetuaram até à actualidade.

Cada uma das peças, constantes no catálogo organizado por Patrícia Moscoso, apresenta-se identificada com o seu número de inventário, com um conjunto de informação sistematizada e documentada com fotografias que nos permitem visualizar a peça em enquadramento e pormenor. Como apontamento final surge o capítulo intitulado “Desenhar para Bordar”, que pretende ilustrar, através dos desenhos realizados por Júlia Fernandes, os motivos característicos do Bordado de Guimarães nas fases acima apontadas.

Compendiando toda esta informação, o livro Bordado de Guimarães. Renovar a Tradição assume-se como uma ferramenta imprescindível para a certificação do Bordado de Guimarães e, sobretudo, como uma importante fonte de carácter bilingue que permitirá sensibilizar um vasto público leitor para a valorização de um património vivo e em constante adaptação às exigências da contemporaneidade.

 
Untitled Document
desenvolvido . partteam.com